Compartilhe

Hypervisor: o que é

Hypervisor: o que é e quais os principais tipos

Entenda quais os principais tipos de hypervisor, o que é e como pode ser utilizado na sua empresa.

Quando o assunto é tecnologia, ainda existem muitas dúvidas sobre alguns termos, mesmo que eles estejam presentes em nossa rotina. No caso do hypervisor, o que é e seus principais tipos, a situação é a mesma.

Por isso, neste texto você vai poder conferir um pouco desse assunto, bem como seus tipos e aplicações, confira!

Hypervisor: o que é?

Hypervisor ou hypervisor performance é um processo de software que cria e executa máquinas virtuais (VMs) por meio de recursos do hardware físico, abstraindo-o e isolando-o, bem como programas do hardware do servidor.

Assim, permite uma utilização mais eficiente dos recursos físicos, manutenção e operações mais simples e a redução de custos.

Ou seja, um papel essencial na virtualização de servidores, fundamental à computação em nuvem.

Sua aplicação se dá, principalmente, à execução de vários sistemas operacionais de hardwares físicos, de maneira a garantir um maior aproveitamento de funções, já que agrega recursos de servidores físicos virtualizados.

Dessa forma, permite que memória, largura de banda de rede e ciclos de CPU se conectem por meio dele, alocando esses recursos em ambientes virtuais, conhecidos como máquinas virtuais.

Eles, que se apresentam também como monitores de máquina virtual (VMM), são computadores baseados em software, com acesso aos mesmos recursos que um computador físico, incluindo um sistema operacional e apps.

Entretanto, seu diferencial é que permite a execução de várias VMs, que atuam como convidadas, com uso de recursos físicos da máquina host subjacente de uma forma muito mais eficiente.

Mesmo que cada VM atue individualmente para cada serviço, app ou sistema operacional, e cada uma seja separada de forma lógica para maior proteção contra falhas, erros ou ataques, sua execução se dá em um único servidor.

Tipos de hypervisor

Este processo dentro da virtualização se divide em diferentes tipos, pois possuem diferenças de acordo com seus objetivos e aplicações.

Conheça o hypervisor tipo 1 e tipo 2:

Hypervisor tipo 1

Os hypervisores tipo 1, também chamados de hypervisores bare metal, são considerados altamente eficientes, já que são instalados diretamente no servidor físico, o que torna ainda melhor o acesso direto aos recursos do servidor.

Além disso, seu design é mais seguro, pois limita a superfície de ataque e o potencial de comprometimento.

Portanto, a escolha mais comum nos contextos das TI corporativas, devido a forte segurança, escalabilidade, estabilidade e performance.

Entre os hypervisores mais usados estão inclusos o Nutanix AHV, VMware ESXi, o Microsoft Hyper-V e o Citrix Hypervisor.

Hypervisor tipo 2

O Hypervisor tipo 2 necessita de aplicações no sistema operacional preexistente de um servidor físico para sua execução.

Isso faz com que também seja reconhecido como hypervisores hospedados.

Ele não é ideal para ambientes baseados em servidor, pois apresenta latência e exposição a riscos mais altas do que o tipo 1.

Todavia, são relativamente fáceis de instalar e podem funcionar bem em casos de uso específicos.

Entre as situações de maior aplicação está a de usuários individuais de PC que precisam executar mais de um sistema operacional, mas onde desempenho e segurança não são as principais preocupações.

De forma geral, é possível dizer que, enquanto softwares, os hypervisores desacoplam o sistema operacional e os apps do host físico, o que oferece uma série de benefícios.

Entre os principais dessa dissociação, estão a capacidade de migrar facilmente e rapidamente a VM de um host para outro sem interrupções, o que permite o balanceamento de workloads.

Ademais, a própria migração dinâmica ocorre automaticamente em caso de falha de nó, permitindo uma alta disponibilidade e um maior tempo de atividade, bem como a economia de custos por meio da redução do espaço físico, entre outros.

Quer um projeto personalizado de TI para a sua empresa?

Já sabe qual é o hypervisor adequado para a sua demanda? Fica tranquilo!

Aqui na Aveere, nossa equipe dará as orientações necessárias para você fazer um bom negócio.

Fale conosco!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter