Compartilhe

mãos digitando no computador que está com soluções baseadas em nuvem

Soluções baseadas em nuvem

As soluções baseadas em nuvem servem para expandir a capacidade de computação, rede e armazenamento. Além de oferecer uma interface para os usuários acessarem os recursos virtualizados.

Normalmente nossos clientes nos perguntam: vale a pena investir em infraestrutura em nuvem? A resposta é sim.

Nesse texto nós vamos explicar como as soluções baseadas em nuvem podem otimizar o trabalho da sua empresa e oferecer um ótimo retorno do investimento.

Boa leitura!

O que é infraestrutura de Cloud Computing?

A infraestrutura de computação em nuvem ou infraestrutura de cloud computing, nada mais é que a junção de hardwares e softwares necessários para permitir a computação em nuvem.

Os recursos virtuais refletem uma infraestrutura física, com componentes como servidores, PCs, switches de rede, memória, hubs e roteadores e clusters de armazenamento.

A principal característica da computação em nuvem é que ela oferece as mesmas funções da infraestrutura física, e ainda traz benefícios como a redução do custo de propriedade e aumento da flexibilidade e do dimensionamento.

Em outras palavras, a cloud computing propõe que servidores e datacenters físicos sejam transferidos para o ambiente virtual, que irá armazenar os dados, de acordo com as necessidades dos usuários.

Esses ambientes virtuais podem ser acessados por qualquer pessoa que receba o acesso. Por isso, uma de suas principais vantagens é a mobilidade.

Basicamente, existem 3 tipos de nuvem:

  • Pública: usuários compartilham os mesmos servidores;
  • Privada: servidor é exclusivo do usuário;
  • Híbrida: alguns dados estão em nuvem pública e outros em privada. Normalmente, dados mais sensíveis da empresa ficam em uma nuvem privada.

Como funciona a segurança em computação em nuvem?

A segurança em computação em nuvem ou cloud security é formada por uma série de protocolos, políticas e procedimentos que funcionam para proteger dados baseados na nuvem.

Um dos princípios básicos da segurança da informação em cloud computing é prezar pelo cuidado rigoroso com o tráfego de dados.

Sabemos que existem muitos riscos de erros de configuração e até mesmo ataques criminosos para o roubo e sequestro de dados.

Normalmente, os ataques cibernéticos acontecem em empresas que têm pouca preocupação com segurança de dados, ou não dispõe das ferramentas certas.

Com a segurança na nuvem instalada e funcionando perfeitamente, é possível melhorar o nível de proteção dos ativos digitais.

Além de reduzir a probabilidade de gastos excessivos com recuperação de dados ou outros prejuízos financeiros.

Quem é responsável pela Segurança na Nuvem?

É importante sempre ressaltar que é você e a sua empresa que estão no controle da segurança da nuvem. E não o provedor de hospedagem.

Por isso, existe um modelo de responsabilidade compartilhada para a segurança na nuvem.

Inclusive, acontecem diversas violações de segurança, justamente pela falta de de confiança na segurança do fornecedor devido às violações recentes.

As empresas devem depender do fornecedor para disponibilidade, executar suas próprias obrigações de segurança e conformidade. Garantindo assim, a autonomia e responsabilidade pelos dados.

Aveere: serviço de backup em nuvem para empresas

A implementação de serviço de backup em nuvem e segurança pode parecer complexa. Por isso, um dos fatores decisivos é escolher uma empresa parceira com experiência no mercado.

Sua empresa merece uma consultoria em TI para entender quais as reais necessidades.

Para enfrentar esses desafios, você pode contar com a Aveere. Fale com a nossa equipe e agende o melhor horário!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter