Compartilhe

Endpoint protection

Endpoint protection: tudo o que você precisa saber sobre o assunto

Com o home office em alta, as empresas precisaram adaptar os seus sistemas para que os colaboradores pudessem acessar remotamente dados importantes para o dia a dia de trabalho.

Diante dessa realidade, a necessidade de adotar soluções que garantissem proteção e segurança das informações das redes empresariais ganhou ainda mais força. Neste cenário, surgiu a implementação do endpoint protection.

Traduzido como ponto de extremidade, o termo surgiu como facilitador para ser utilizado na área de TI, determinado pontos de comunicação de acesso a uma aplicação ou como parte de uma estrutura de segurança de rede.

Neste texto, vamos destacar o que é endpoint protection, como ele funciona e quais benefícios ele garante às empresas. Boa leitura!

O que é endpoint protection?

O endpoint protection, também chamado de endpoint security, é muito conhecido no universo da TI, referindo-se a dispositivos que se conectam à rede por Wi-Fi, como notebooks, tablets, celulares, softwares e servidores, computadores, entre outros.

Ou seja, é literalmente o ponto final de uma conexão.

O seu objetivo é garantir a proteção desses dispositivos contra ataques dos famosos vírus, como cavalos de Tróia, adwares, Worms etc.

A diferença entre endpoint protection e o famoso antivírus

Os tradicionais antivírus instalados nos computadores têm o objetivo de varrer, detectar e bloquear malwares e outras ameaças à rede local.

Os endpoints protection, por outro lado, possuem um papel de segurança muito mais amplo: fazem a inspeção de toda a infraestrutura dos aparelhos corporativos, utilizando, ao mesmo tempo, diversas ferramentas para isso, incluindo o antivírus.

Endpoint protection: como funciona?

As plataformas e os softwares do endpoint security fazem a análise de cada arquivo que entra na rede, aceitando ou negando essas ações.

A partir disso, conseguem fazer o controle de acesso de aplicativos, internet e rede, bem como de dispositivos próprios.

Outra funcionalidade é a detecção e resposta às ameaças que tentam invadir o sistema de segurança, sendo capaz de gerenciar perdas de dados e fornecer proteção anti-malware.

Qual é a importância do endpoint protection para as empresas?

O intuito doendpoint security é atuar para garantir a segurança dos dispositivos, antes mesmo da possibilidade de ocorrer algum ataque cibernético à rede empresarial.

Extremamente importante e com suas estratégias bem definidas, cobre qualquer brecha, ainda mais com a evolução tecnológica atual das ameaças.

Além disso, diferentemente dos antivírus tradicionais, o endpoint protection proporciona proteções adicionais, que vão além do malware.

Quais são as principais vantagens do endpoint security às empresas?

O endpoint protectiongarante diversos benefícios às empresas. Veja os principais:

Gestão centralizada

É possível realizar monitoramentos, permissões, bloqueios, relatórios e demais ações referentes à proteção de rede em apenas um sistema.

Diminuição de gastos

Quando o gerenciamento do sistema é centralizado, a empresa costuma economizar com  a contratação de outros servidores, reduzindo custos.

Instalação simples

O endpoint protection é um sistema fácil de ser implementado.

Basta fazer a configuração de instância no servidor e, após, instalar o software para iniciar o acompanhamento.

Garanta a segurança de dados do seu negócio

Implemente sistemas de segurança e privacidade de dados com a Aveere, otimize os processos do seu negócio e garanta os melhores resultados para a sua empresa e seus clientes.

Analisamos o ambiente para entender qual o nível de maturidade em que se encontra a TI da sua empresa e indicamos as melhores soluções.

Entre em contato e saiba o que podemos fazer por você!

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter