Quantas vezes você já ouviu a palavra nuvem ou cloud computing no seu dia a dia de trabalho?
Atualmente, muito se fala nesse termo, que vem se popularizando cada vez mais no universo da tecnologia e da computação.
Mesmo sendo comum, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o que de fato isso significa. Se você está no meio desse grupo de pessoas, continue a leitura.
Hoje, vamos destacar tudo sobre a nuvem, ou melhor, o que é Cloud Computing e como ela funciona.
O que é Cloud Computing?
A Cloud Computing é uma tecnologia que usa conectividade e escalabilidade para hospedar recursos e dados, possibilitando o acesso em qualquer dispositivo que esteja ligado à internet.
O seu maior benefício é que não é preciso criar uma conexão com um computador ou servidor local.
Basta apenas estar online, sem necessidade de fazer download e instalação ou ter acesso a qualquer software ou arquivo no PC.
Cloud Computing: como funciona?
Para utilizar a computação na nuvem, ou Cloud Computing, deve-se ter disponível um servidor remoto e uma boa conexão à internet, para acessar dispositivos de usuários a recursos centralizados.
Assim, o servidor armazena dados e programas necessários, independentemente de onde ele esteja alocado (aqui ou do outro lado do mundo).
Afinal, pode-se acessar tudo de forma online e remota.
Mas, para você entender melhor como funciona, deve conhecer os três tipos existentes de Cloud Computing:
Nuvem pública
São recursos como servidores e armazenamento, fornecidos por terceiros e disponíveis para contratação de qualquer pessoa ou empresa.
Aqui, o contratante é responsável pelo que envia à nuvem, deixando tudo disponível na internet e compartilhado com outros usuários, que podem usar a qualquer hora e momento o sistema.
Nuvem privada
Pode-se manter a infraestrutura da nuvem no domínio interno e dar acesso restrito ao usuário, oferecendo a possibilidade de personalizar funções.
Projetado de forma exclusiva, possibilita que todos os processos sejam direcionados à realidade da empresa.
Nuvem híbrida
É a combinação entre as nuvens privada e pública.
Nessa junção, pode-se utilizar dados de forma privada e de maneira pública, ou ambos ligados entre si.
Quais são os principais serviços da Cloud Computing?
Existem diversos serviços, ferramentas e funcionalidades disponíveis na computação em nuvem para atender às demandas das organizações.
Estas são as três principais:
- SaaS
Possibilita o acesso ao software sem necessidade de comprar uma licença. Ou seja, é o uso da nuvem de forma gratuita, porém, com recursos limitados (existem planos com taxa fixa que acabam fornecendo mais recursos).
No Saas, pode-se acessar software, e-mail e aplicativos apenas com acesso à internet, sem precisar de instalação, configuração e investimento em licenças.
- PaaS
Há necessidade de contratar um ambiente de desenvolvimento on demand, no qual se possa criar, mudar e otimizar softwares e aplicativos.
Inclui sistemas operacionais e de gerenciamento de banco de dados, ferramentas de desenvolvimento, Business Intelligence e outros recursos.
- IaaS
Aqui, os recursos de infraestrutura (ferramentas de transmissão e armazenamento de dados) funcionam por aluguel.
Neste modelo, utiliza-se o que é necessário, e somente isso deve ser pago.
Quer um projeto personalizado de TI para a sua empresa?
Sua empresa merece uma consultoria em TI para entender quais as reais necessidades, incluindo a utilização da Cloud Computing no dia a dia, otimizando processos com eficiência.
Entre em contato e saiba como podemos ajudar você!