Compartilhe

Sustentabilidade_v2

Sustentabilidade na T.I: Rumo a um futuro mais consciente

🌍💡 A sustentabilidade em TI está recebendo cada vez mais atenção devido às previsões de que os data centers podem representar mais de 10% do consumo global de eletricidade até 2030. Para lidar com esses desafios, o relatório ambiental, social e de governança (ESG) se tornou uma ferramenta valiosa para descobrir riscos de sustentabilidade e tomar decisões ecologicamente corretas.

💻🌿 Com base em métricas e dados do ESG, as empresas podem influenciar parceiros e clientes ao longo da cadeia de valor da sustentabilidade. Essas iniciativas ajudam a gerenciar riscos que variam do ambiental ao político, como a escassez de água enfrentada por um data center na Holanda após a pior seca em 500 anos. O relatório ESG mede o uso de energia, água e emissões relacionadas, permitindo a identificação e mitigação de riscos.

📊🌱 Coletar e relatar dados e métricas permite que as empresas avaliem as emissões geradas por seus produtos e aplicativos, identificando oportunidades para melhorar a eficiência. Essas informações também permitem que executivos influenciem o comportamento de parceiros e consumidores, promovendo a redução da poluição, reuniões virtuais e operações fora dos horários de pico.

⚙️💼 Além disso, a simplificação da infraestrutura de TI e a abertura de empregos de TI para uma seção mais ampla da população são parte da solução para enfrentar desafios como sistemas obsoletos e altos custos. A adoção de infraestrutura hiperconvergente (HCI) e a colocação de data centers são estratégias que podem reduzir o consumo de energia e as emissões.

Essa redução do servidor físico também teria um impacto na pegada de carbono dessas organizações, que é de importância crescente para várias organizações. A IDC calcula que essas organizações estavam tendo uma redução líquida média de 57.500 kg de dióxido de carbono (CO2) por ano como resultado apenas do número reduzido de servidores. – Nutanix

E devido a sua natureza hiperconvergente, HCI suporta infraestruturas de TI muito mais compactas do que as abordagens tradicionais de três camadas, resultando em economia adicional de energia e espaço – Nutani

💧❄️ Com essas inovações, há a possibilidade de reduzir significativamente o uso de energia e as emissões dos data centers, aproximando-se da sustentabilidade desejada. É hora de repensar as estratégias e garantir que investimentos em TI gerem benefícios não apenas em termos de custo, mas também de sustentabilidade.

Compartilhe

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter