Levando a segurança de dados ao próximo nível com multicloud

A capacidade de distribuir cargas de trabalho e dados entre vários provedores de nuvem oferece às empresas a agilidade e flexibilidade necessárias para sustentar um negócio eficiente.

Até agora, os benefícios da adoção de uma estratégia multicloud são claros — e até 2020, mais de 90% das empresas usarão vários serviços em nuvem, de acordo com a IDC.

A capacidade de distribuir cargas de trabalho e dados entre vários provedores de nuvem oferece às empresas a agilidade e flexibilidade necessárias para sustentar um negócio eficiente.

Além disso, a adoção de um ambiente com várias nuvens também pode trazer benefícios adicionais à segurança de rede de uma empresa, alguns dos quais incluem enfraquecer o impacto de ameaças baseadas em rede, como ataques de TI e DDoS ocultos.

Mas como? Para te mostrar, abaixo explicamos como os benefícios do multicloud funcionam, quais os desafios para a segurança e por que essa é a estratégia do futuro para empresas de sucesso!

Os benefícios de uma estratégia multicloud para a segurança

Se você é um dos poucos retardatários que ainda não adotou uma estratégia multicloud, pode ser útil dar um passo atrás e analisar seus principais benefícios.

O uso de mais de um provedor de nuvem tem o potencial de melhorar a estratégia de segurança de uma organização, enfraquecendo o impacto de ameaças cibernéticas baseadas em rede, incluindo ataques de negação de serviço distribuído (DDoS) e ameaças ocultas de TI.

Por exemplo, os ataques DDoS são um exemplo de por que as organizações devem usar mais de um provedor de nuvem. Os ataques DDoS funcionam impedindo o acesso a determinados sites, servidores ou recursos de rede, resultando em uma "negação de serviço" para os usuários finais.

Um ambiente multicloud permite que as empresas distribuam seus recursos e dados — enfraquecendo o impacto de um ataque DDoS — tendo a capacidade e a opção de usar outras nuvens até que a outra se recupere.

 

No entanto, pode ser desafiador manter uma rede corporativa íntegra e gerenciar adequadamente os principais serviços de rede (DNS, DHCP e gerenciamento de endereços IP, também conhecido como DDI) em uma infraestrutura de várias nuvens.

Barreiras de segurança de rede e desafios à adoção

Um aspecto importante que as empresas costumam achar desafiador é gerenciar com êxito seus serviços de rede principal (DDI) durante a transição para uma estratégia de várias nuvens. Esses serviços de rede trabalham para conectar dispositivos a aplicativos baseados na Web entre si em várias nuvens.

Uma empresa que trabalha depende de uma rede segura, e os serviços de rede principal são uma parte essencial disso; portanto, manter seus serviços de rede o mais atualizados quanto possível e garantir que eles tenham a capacidade de se adaptar às suas necessidades de negócios é essencial.

Em geral, as soluções de nuvem pública e privada não oferecem visibilidade suficiente das atividades e dispositivos localizados nos servidores DNS e endereços IP.

Além disso, à medida que as organizações começam a se expandir para várias nuvens, sua rede se espalha por provedores adicionais e resulta em pontos cegos que dificultam a identificação e o gerenciamento de dispositivos e a velocidade da rede.

Isso pode representar um grande risco para as empresas, especialmente com a explosão de dispositivos de IoT e as ameaças sombrias de TI resultantes, tornando o gerenciamento muito mais demorado, difícil e dispendioso.

Soluções para a abordagem de uma estratégia multicloud

As plataformas de gestão de multicloud podem usadas para integrar e consolidar plataformas DDI para cada nuvem com a qual uma organização está trabalhando e estão prontamente disponíveis para uso com qualquer provedor de nuvem importante.

Isso resulta em um serviço otimizado, disponível em todos os locais da sua rede, seja em uma filial ou local remoto, na nuvem ou no local, com flexibilidade suficiente para expandir sua rede sempre que você estiver pronto.

Por meio de uma solução de gestão multicloud, a integração de serviços em nuvem em suas implantações de multicloud pode ser facilitada. Ela faz isso estendendo nativamente seu ambiente além dos limites de um datacenter tradicional e obtendo a visibilidade e o insight das implantações de infraestrutura nas plataformas para monitorar custos e garantir a conformidade.

A solução oferece um novo conjunto de serviços projetados para criar uma malha mais unificada em diferentes ambientes em nuvem, que oferece às equipes de TI a liberdade de executar seus aplicativos na plataforma ideal, sem restrições por limitações de tecnologia

O multicloud é o futuro. Os benefícios superam os custos, com a flexibilidade de escalar conforme necessário.  No entanto, com essa agilidade adicional, surge a necessidade de maior visibilidade e, como resultado, um serviço de rede principal consolidado, que permitirá às empresas aproveitar todos os benefícios de um ambiente com várias nuvens.

Para ter sucesso, as empresas precisam adotar as ferramentas que lhes fornecerão uma estratégia de segurança de rede que as levará ao próximo nível.

Gostou do nosso artigo? Conheça a Aveere e saiba como ela pode fornecer as ferramentas necessárias para garantir segurança e eficiência à sua TI!