Como o conceito de Sociedade 5.0 vai mudar a forma como vivemos e trabalhamos

Existem inúmeras direções nas quais a sociedade será promovida pelo desenvolvimento tecnológico.

O mundo agora está enfrentando uma grande maré de mudanças. A tendência da transformação digital não pode ser interrompida e está mudando drasticamente muitos aspectos da sociedade, incluindo administração pública, estrutura industrial, emprego e a vida privada das pessoas.

Existem inúmeras direções nas quais a sociedade será promovida pelo desenvolvimento tecnológico. Embora a tecnologia possa trazer melhorias como padrões de vida mais altos e maior comodidade, também pode ter efeitos negativos, como impacto no emprego, disparidade crescente e distribuição desigual de riqueza e informação.

Cabe a nós escolher em que direção devemos seguir. Devemos considerar que tipo de sociedade queremos criar, em vez de tentar prever o tipo de sociedade que será. É aqui que entra o conceito de Sociedade 5.0.

Uma sociedade orientada por dados

Os dados de hoje vêm de sensores em objetos, que incluem, por exemplo, máquinas na indústria, equipamentos domésticos, carros e telefones celulares. Os smartphones rastreiam sua localização, as redes sociais rastreiam seus interesses e as empresas de cartão de crédito checam suas atividades comerciais. Todos esses dados são complexos demais para fazer sentido para os seres humanos, mas a Inteligência Artificial pode extrair algumas conclusões.

A disponibilidade de dados tão vasta, além de uma IA cada vez mais poderosa, leva a novas formas de negócios, interações tecnológicas e sociais. Isso mudará não apenas o setor industrial, mas a sociedade como um todo. Isso também é afirmado na estratégia alemã de alta tecnologia — que cunhou a Indústria 4.0 —, mas o Japão criou um termo muito melhor que descreve o que acontecerá: Sociedade 5.0.

A definição de Sociedade 5.0

Em abril de 2016, o governo japonês promulgou o 5º Plano Básico de Ciência e Tecnologia. Ele abrange muitos aspectos, incluindo promoção da inovação e internacionalização. Um ponto de foco, no entanto, é o desenvolvimento da sociedade em direção a uma sociedade super inteligente, a Sociedade 5.0.

A ideia é que o rápido desenvolvimento da tecnologia da informação agora permite a combinação do espaço cibernético — a informação — com o espaço físico — do mundo real. A combinação de ambos cria o Cyber ​​Physical Systems (CPS), objetos do mundo real aprimorados e combinados com informações. Espera-se que isso traga uma grande mudança na sociedade.

A sociedade 5.0 será o quinto passo na evolução da sociedade humana. Depois de serem caçadores (Sociedade de Caça), os homens se estabeleceram na Sociedade Agrícola. Na sociedade industrial, a produção em massa fornecia produtos para todos.

Atualmente, estamos na Sociedade da Informação, onde a informação é o fator principal. No entanto, a criação de conhecimento a partir de informações ainda é realizada pelos seres humanos — no quinto estágio da sociedade humana, a chamada sociedade 5.0, isso será feito por máquinas, por meio da IA.

A aplicação da Sociedade 5.0 nos negócios

Um dos elementos-chave quando falamos do ambiente de trabalho é integrar melhor a tecnologia, para que fique uniforme. Não apenas isso ajudará a remover barreiras, mas, ao tornar a tecnologia mais ou menos invisível, ela deixa de ser sobre a própria tecnologia e pode se tornar mais sobre seus beneficiários.

A tecnologia visa melhorar nossas habilidades e nos libertar de trabalhos repetitivos e de menor valor para nos permitir cuidar de coisas mais importantes. No núcleo disso, se encontram soluções de automação e de Big Data.

Os aplicativos de Big Data estão ampliando os limites de desempenho e escalabilidade das infraestruturas tradicionais. Eles simplificam drasticamente o gerenciamento da infraestrutura com alto desempenho, implantações virtualizadas, automação integrada e operações com um clique — o que libera profissionais de TI e equipes de segurança para se concentrar na extração de valor.

O que achou do nosso artigo? Já conhecia a Sociedade 5.0? Assine nossa newsletter para receber muito mais artigos como essa diretamente no seu e-mail!